Cine & Pipoca Especial Parte I : Filmes com professores

Olá pessoal, após alguns dias sem escrever estou aqui para postar sobre um assunto de que gosto muito: filmes.
Bom já faz alguns posts que eu não comento nada sobre o referido assunto, por isso achei bastante pertinente o tema do post de hoje que não só traz dicas de filmes como indica as produções cinematográficas com professores, afinal, são graças a esses profissionais que nós aprendemos a ler, escrever, fazer cálculos... enfim, desempenhar funções básicas do conhecimento que podem ser aprimoradas com cursos universitário, técnicos ou profissionalizantes.
Infelizmente não é todo mundo que valoriza o profissional do ensino uma vez que ouvimos falar de história de desrespeito ou violência contra aqueles que estão dispostos a dedicar uma vida toda ao ato de ensinar.

Bom, deixando de lado o lado ruim vamos ao que interessa. A seguir listo alguns filmes que assisti e recomendo com certeza. Espero que apreciem.

Informações Técnicas

Título no Brasil:  Ao Mestre, Com Carinho
Título Original:  To Sir, with Love
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1967
Direção:  James Clavell

Sinopse: O engenheiro desempregado Mrk Thaceray (Sidney Poitier) decide dar aulas numa escola localizada do East Wend de Londres cujos alunos são pobres e indisciplinados. O professor enfrenta alguns obstáculos para ganhar a confiança de seus novos alunos que estão determinados a destruí-lo assim como fizeram com seu predecessor, porém toda a hostilidade por parte dos jovens se torna um desafio a ser superado pelo professor que a partir daí começa a trata-los como jovens adultos.



Bom, o bacana desse filme é que os medos e receios dos jovens da década de 60 do século passado são mostrados de modo simples e direto, além do mais a canção tema do filme (To Sir with Love) que também é o nome do título original da obra cinematográfica é bastante conhecida e muito bonitinha.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Sociedade dos Poetas Mortos
Título Original: Dead Poets Society
País de Origem:  EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento: 1989
Direção:  Peter Weir

Em a Sociedade dos Poetas Mortos Robin Williams está na pele de um professor de literatura recém-contratado para dar aulas numa escola de elite, entretanto seus métodos de ensino traz à tona a capacidade de reflexão de seus próprios alunos sobre si mesmos, o que choca a direção ortodoxa do colégio, em especial quando o professor fala aos seus alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos.


Um filme gostoso de ver e indicado a todos que gostam de levantar questões filosóficas de vez em quando.

Informações Técnicas

Título no Brasil:  O Sorriso de Mona Lisa
Título Original:  Mona Lisa Smile
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento:  2003
Direção:  Mike Newell
 
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora recém-formada que consegue para lecionar história da Arte numa renomada escola para mulheres. Bastante incomodada com o conservadorismo da sociedade e do colégio em que trabalha, Katharine inspira suas alunas a enfrentarem os desafios da vida e não aceitarem as imposições sociais sem se imporem.


Sobre o filme, além de recomendá-lo, posso dizer que ele é simples, mas te marca quando você o assiste. É claro que em vista de outras produções o filme pode ser tido como fraco, mas o que não o faz de modo algum perder a essência. Bacana!

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Escritores da Liberdade
Título Original:  Freedom Writers
País de Origem:  Alemanha / EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento:  2007
Direção:  Richard LaGravenese

Hilary Swank mais uma vez mostra porque é uma atriz premiada com seu ótimo desempenho na pele de uma professora idealista que com métodos de ensino diferenciado procura fazer com que seus alunos, pobres e inseridos numa escola violenta e cheia de tensão racial,  retomem a confiança em si mesmos e busquem o conhecimento para entenderem e aceitarem valores como tolerância e respeito ao próximo.



O filme simplesmente é ótimo e mesmo não sendo o melhor da atriz ainda sim nos faz ficar vidrados na atuação de Swank, sem contar que o filme é adaptação do best-seller internacional “ O Diário dos Escritores da Liberdade”.

Bom pessoal, para o post não ficar muito grande e cansativo por hoje é só, mas fiquem ligados que o próximo post trará mais filmes com professores. Aguardem!

Comentários

  1. Só filmes lindos!
    O sorriso de Monalisa é, dentre esses, meu preferido!
    Adorei o post!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Ah eu ainda não vi todos esses filmes mas com certeza quero ver e os que vi são lindos

    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Li & Recomendo: O senhor das moscas

Li & Recomendo: Deixados para trás

Novas TAGs